quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cassiano

Cassiano (Genival Cassiano dos Santos), cantor, compositor e guitarrista, nasceu em Campina Grande/PB, em 16 de setembro de 1943.

Aos seis anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde aprendeu as primeiras noções de violão e bandolim com o pai.

Iniciou a carreira em 1964, tocando violão no Bossa Trio, que daria origem ao grupo vocal Os Diagonais, com o qual gravou alguns compactos e o LP Cada um na sua (1971, RCA). Influenciado tanto pela soul-music norte-americana de Otis Redding e Stevie Wonder como pelo samba-canção de Lupicínio Rodrigues, foi um dos precursores do gênero soul no Brasil.

Tornou-se conhecido em 1970, quando Tim Maia gravou suas composições "Primavera" (Vai chuva) e "Eu amo você"(ambas com Sílvio Rochael) em seu primeiro LP, que teve participação de Cassiano na guitarra.

Seus maiores sucessos como autor e intérprete incluem duas parcerias com Paulo Zdanowski: "A lua e eu" (1976), tema da novela "O grito", e "Coleção" (1977), incluída na novela "Locomotivas", ambas da TV Globo. Seus discos como intérprete em carreira solo são "Cassiano, imagem e som" (1971, RCA), "Apresentamos nosso Cassiano" (1973, Odeon) e "Cuban soul — 18 quilates" (1976, Polydor), além de um LP gravado na CBS, que ficou inédito.

Em 1978 interrompeu a carreira de intérprete por motivos de saúde, mas continuou compondo sucessos como "Mister Samba", gravado por Alcione, e "Morena", por Gilberto Gil. Voltou a gravar em 1991, quando participou do songbook da editora Lumiar dedicado a Noel Rosa e lançou o LP "Cedo ou tarde" (Columbia), com participação de Ed Mota, Sandra de Sá, Mansa Monte, Djavan e outros, incluindo antigos sucessos e novas composições como "Know-how".

No ano 2000, pela gravadara Dubas Música, foi lançada a coletânea “Coleções”, com várias composições de sua autoria. No ano seguinte, em comemoração aos 100 anos da RCA, a empresa relançou em CD parte de seu acervo, no qual estão incluídos os LPs “Imagem e som” e “Cuban soul”. Ainda neste ano, a gravadora Dubas Música, do compositor Ronaldo Bastos, convidou Ed Motta para organizar uma nova coletânea de suas composições. Neste mesmo ano, os Racionais MC’s o convidaram para participar do novo disco dos rappers paulistas, e a banda carioca Clave de Soul, em seu primeiro CD, “Dançar é bom”, interpretou de sua autoria “Tá dando mole”. Entre suas intérpretes está Nana Caymmi que regravou “Primavera” (c/ Silvio Rochael).

Em 2010 o disco "Cedo ou Tarde" foi relançado. No repertório, há clássicos como "A Lua e Eu", "Primavera", "Coleção" e "Salve essa Flor". O CD faz parte da série "Caçadores de Música", lançado em março de 2010 com várias raridades que estavam fora de catalógo há um bom tempo.

Fonte: MPB Cifrantiga / ClicRBS.

Um comentário:

  1. Estou estarrecida, pois só vim conhecer esse glorioso nome, agora no Faustão. Deus o abençoe, menino Cassiano. Orgulhosissima huhuuuuuu

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...