sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Albert Pavão

Albert Pavão nasceu em São Paulo/SP.

Um dos pioneiros do rock brasileiro, o paulista Albert, depois Albert Pavão, irmão de Meire Pavão e filho do maestro Teotônio Pavão, gravou seu primeiro 78rpm "Tu e Eu" (You and I)/'Move It', em 1962, com acompanhamento do grupo instrumental The Hits. O compacto assinalou a participação de grupos musicais jovens no acompanhamento, até então feito por orquestras e músicos de estúdio. É dele a clássica versão de 'Vigésimo Andar (Twenty Flyght Rock, de Eddie Cochran), arranjada pelo maestro Rogério Duprat.

Lançada em 1963, com 'Sobre Um Rio Tão Calmo' (Lazy River), no lado b do 78rpm, a música fez grande sucesso nas rádios paulistanas.

Além de gravar, Albert Pavão apresentou-se por todo o Brasil, promovendo o rock and roll e afirmando-se como um dos roqueiros mais radicais de sua geração.

Albert Pavão lançou no final dos anos oitenta o livro 'Rock Brasileiro, 1955-65', resgatando a história da época, com informações e discografias. Em 1998, sua obra foi reunida no cd 'Antologia do Rock e da Jovem Guarda', organizado por ele, e lançado pelo selo paulista Bruno Discos.

Atualmente Albert Pavão mora no Rio de Janeiro e faz palestras pelo Brasil a respeito de músicas, inclusive infantil.

Fonte: site Jovem Guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário