sábado, 1 de dezembro de 2012

Rosemary

Rosemary Pereira Gonçalves, conhecida como Rosemary, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 7 de dezembro de 1947.

Rosemary
Rosemary é a filha caçula de uma família de ascendência portuguesa. Desde pequena já mostrava sua aptidão para o mundo artístico. Há quem diga que tudo começou quando ia escondida de sua mãe, junto com sua irmã "Terezinha", que era garota-propaganda, ao "Programa do Chacrinha".

Participou do movimento da Jovem Guarda e chegou a ser cogitada a apresentar o programa com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Acabou perdendo o posto para Wanderléa mas se tornou um dos principais nomes do movimento, recebendo o título de "Fada Loura".


1976
Participou de vários filmes nacionais no final da década de 60, entre eles "Jovens Prá Frente" ao lado de Oscarito; "Os Reis do Iê-Iê-Iê" e "Adorável Trapalhão" ambos com Renato Aragão e "Som, Amor e Curtição" com Antonio Marcos.

Na TV, foi estrela de grandes musicais da TV Globo e participou das novelas "Ti-Ti-Ti", "Cambalacho" e "Barriga de Aluguel".

Além de possuir um grande número de shows feito no Brasil, ela também realizou turnês em diferentes partes do Mundo. Dos Estados Unidos da América à China, a cantora fez shows abordando a riqueza dos ritmos brasileiros e homenageou Carmem Miranda.


Rosemary
Ela foi a única cantora brasileira a se apresentar na Casa Branca, durante o governo de Jimmy Carter, que ficou encantado com ela. O mesmo aconteceu com o rei Hassan, do Marrocos, que chegou a pedir que a cantora ficasse por tempo indeterminado em seu palácio.

Rosemary também encabeçou o elenco de "Rio by Night", que permaneceu em cartaz por seis meses em Miami. Em sua ultima turnê internacional, visitou a China, onde fez 26 shows em 16 cidades diferentes. Dirigida por Abelardo Figueiredo viajou todo o Brasil e vários países com shows falando da música e de coisas típicas do nosso país.


Rosemary
A cantora também é conhecida por sua paixão pela Mangueira, escola de samba carioca e foi a primeira estrela a desfilar como destaque no chão de uma escola no carnaval carioca.

Rosemary abriu um restaurante com mais dois sócios na Barra da Tijuca, RJ. Fazendo uma homenagem para os fotógrafos e jornalistas. O restaurante se chamava Paparazzi !. Com um rodizio de massas, era o point de seus colegas e amigos artistas. Rosemary BelKiss teve o apoio também do seu amigo Miguel Falabella. O restaurante foi um sucesso durante 2 anos.

Dentre seus grandes sucessos merecem destaque: "Jóia", "Quero Ser Sua" e "Feitiço de Broto".


Rosemary
Tem encabeçado movimentos importantes como o de tornar lei a filtragem sorológica para acabar com a contaminação nas transfusões de sangue e na luta pela criação do Museu Carmem Miranda. Ela também promoveu a campanha "Adote uma família Nordestina", que beneficiou 35 mil famílias, graças ao seu programa na Rádio Atual, que teve como patrono Frei Damião.

Rosemary adota atualmente o nome "Rosemary Belkiss" como seu nome artístico. Por não usar artisticamente o seu sobrenome de família, Rosemary procurou o renomado numerologista Gilson Chveid Oen para fazer um estudo total do seu nome e sobrenome. Substituindo as letras dos seus sobrenomes, para um só sobrenome: Belkiss. Bel - (Bell) - sinos, beleza, luz. Kiss - beijos, paixão.


Rosemary - 2007
Rosemary posou para revistas Masculinas como: “Ele, Ela”; “Homem”; “Playboy”.

Rosemary continua na ativa, realizando shows. Em 2008 lançou um novo cd e o primeiro DVD.


Atualmente percorre cidades brasileiras com seu show "Rosemary em Mulheres da Mangueira" divulgando o seu cd e dvd com participações especias de Chico Buarque,Alcione, Beth Carvalho,Dudu Nobre e Carlinhos de Jesus e elenco de ritmistas e passistas da Estação Primeira de Mangueira.


                                                    Rosemary - "Que Bom Seria" no filme Na Onda do Iê Iê Iê / 1966



                                             Rosemary - "Feitiço de Broto" no filme Adorável Trapalhão / 1967



                                                                        Rosemary - "Jóia" - Fantástico / 1982


                                                              Rosemary - "Nossa Canção" - Especial Elas cantam Roberto / 2010
                                        

5 comentários:

  1. Fiquei encantado com o talento e a grandeza da cantora Rosemary! Já tinha ouvido e curtido coisas dessa mulher e grande artista que é!Foi espetacular a participação de Rosemary no programa do SBT "Esse artista sou eu",ela mostrou o seu talento e todo o seu aprendisado de cantora e artista completa com domínio de palco e publico!Parabéns Rosemary para mim você faz parte da história das grandes Divas da Musica Popular do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Embora tão pouco relembrada é uma grande personagem da música brasileira... O que sugere uma boa homenagem em nossos veículos de TV.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, uma cantora fantástica, voz maravilhosa, foi uma das mulheres mais bonitas e elegantes do Brasil ! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Sera que alguém se lembra que ROSIMARY teve um rapido romance com Alain Delon ? Quando ela vai nos falar sobre isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, "unkown";
      Eu cheguei aqui exatamente porque estou `a procura disto. Sou velha (11 anos mais nova do que a Rosemary) e lembro-me de quando da visita do Alain Delon ao Brasil, das fotos deles em revistas da época, mas não consegui encontrar nada na internet.
      Mas lembro-me também de que não foi bem um "caso". Talvez seja por isto que não encontro nenhuma foto.

      Excluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...