sábado, 1 de dezembro de 2012

Jards Macalé

O cantor e compositor Jards Anet da Silva, o Jards Macalé, nasceu no bairro da Tijuca (RJ) em 3 de março de 1943, rodeado de música.

Jards Macalé
Do morro da Formiga vinha o batuque e de dentro de casa os foxes, modinhas e valsas que a mãe e o pai tocavam. Aos 8 anos de idade foi morar em Ipanema, onde descobriu o futebol de praia e ganhou o apelido de Macalé, em homenagem ao pior jogador do time do Botafogo naquela época. Pouco depois, Jards Macalé começou a aprender o violão, aos 14 anos, pegando carona nas aulas de sua vizinha, Marilena.

Em 1958, Jards Macalé começou a estudar orquestração, arranjo, composição e violão. Na Escola Pró-Arte foi aluno de Guerra-Peixe (orquestração), Peter Daulsberg (violoncelo) e Turíbio Santos (violão).

Em 1959, formou seu primeiro grupo, o "Dois no Balanço", ao lado do amigo Chiquinho Araújo. Em 1963, já influenciado pelo violão de João Gilberto, Macalé começou a compor, e, dois anos depois, iniciou a carreira profissional, substituindo Roberto Nascimento no violão junto ao Grupo Opinião.


1969
Em 1964, compôs, com Roberto Nascimento, "Meu mundo é Seu", gravada por Elizeth Cardoso.

Sua carreira profissional começou realmente em 1965, quando tocou violão na montagem paulista do show Opinião, no Teatro Ruth Escobar, de São Paulo SP. Nesse mesmo ano, junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Carlos Castilho, participou da direção musical da peça "Tempo de Guerra", apresentada no Teatro de Arena, e dirigiu a parte musical do show "Arena Canta Bahia".


1969
Em 1966, Macalé já fazia a direção musical do Recital de Maria Bethânia, no Rio. Acompanhou de perto o movimento pop dos Beatles e Jimi Hendrix e o surgimento do Tropicalismo, do qual participava apenas de discussões domésticas.

Em 1967, Jards Macalé recomeçou seus estudos, então com Ester Scliar e com o maestro Guerra-Peixe. Em 1968, estreou no cinema: compôs musicas sobre textos de Mário de Andrade para o filme "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade, participou da trilha sonora de "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha.

Em 1969, Jards Macalé gravou o seu primeiro compacto (Só Morto), que trazia a canção "Gotham City", feita em parceria com Capinam, , com a qual participou do IV Festival Internacional da Canção e causou grande polêmica. No mesmo ano, lançou seus primeiros sucessos: com Capinam, compôs "Pulsars e Quasars", "Pula-Pula" e "Movimento dos Barcos"; com Duda, escreveu "Hotel das Estrelas" e "Archaic Lonely Star Blues". Gravou ainda, com Gilberto Gil, "Aquele Abraço" e "Cultura e Civilização". Macalé foi o responsável pela direção musical e pelos arranjos, participando também como vocalista, do LP "Cultura e Civilização", de Gal Costa.


1977
Em 1970 compôs novos sucessos, desta vez com Waly Salomão, "Vapor Barato", e "Mal Secreto" (também gravadas por Gal Costa) e fez a direção musical do show "Deixa Sangrar", ainda com Gal Costa.

Em 1971, Jards Macalé viajou para Londres a convite de Caetano Veloso e fez vários shows pela Europa até retornar ao Brasil no ano seguinte.

Em 1972, trabalhou nos arranjos e direção do LP "Transa", de Caetano Veloso, e em espetáculos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife PE e Salvador BA. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP, pela Philips. No ano seguinte, lançou, pela mesma gravadora, seu segundo LP – "Aprender a Nadar" – e fez a trilha sonora para filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos, "Amuleto de Ogum", em que também trabalhou como ator.

Em 1977, Jards Macalé gravou o LP "Contrastes", pela Som Livre. Em 1979, lançou o álbum duplo "Banquete dos Mendigos", gravado ao vivo no MAM do Rio de Janeiro em 10 de novembro de 1973 e proibido pelo regime militar durante seis anos.


Jards Macalé
Gravou, em 1987, o disco "Quatro Batutas e um Curinga", pela Continental.

Em 1991, Jards Macalé atuou na novela "Amazônia", da TV Manchete e, em 1994, lançou o CD inédito "Let’s Play That", gravado dez anos antes em parceria com o percussionista Naná Vasconcelos e recusado na época pelas gravadoras. O disco inclui "Let’s Play That" (com Torquato Neto), "Puntos Cardenales" (com Jorge Mautner) e musica para fragmentos dos Cantos de Ezra Pound.

Desde 1994, a maioria de seus LPs foi relançada em CD, entre eles "Aprender a Nadar", "Direitos Humanos no Banquete dos Mendigos" e "Contrastes", todos pela Rock Company, em 1995. Também participou de outros discos, como os songbooks de Noel Rosa (1991), Vinícius de Morais (1993), Dorival Caymmi (1994) e Ari Barroso (1995), todos da Lumiar.


2007
Em 1997, Jards Macalé musicou os dois últimos poemas que recebeu de Torquato Neto, "Destino de Poeta" e "Sim, Não", além de poema inédito do cineasta Glauber Rocha.

Há décadas no cenário musical, também transita por outras artes: no teatro, trabalhou ao lado de José Celso Martinez Correia na peça "Brecht Hindemith". No cinema, atuou como ator com diretores como Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman. Nas artes plásticas, trabalhou com Hélio Oiticica, Lygia Clark e Rubens Gerschman.

Jards Macalé lançou em 2008, pelo selo Biscoito Fino, o CD "Macao" que nasceu de seu antigo desejo de gravar somente com voz&violão. À medida que o repertório foi se desenvolvendo ele sentiu necessidade de agregar outros sons, outros instrumentos.


Com Angela Ro Ro / 2012
Também em 2008, Jards Macalé apresentou-se no teatro Rival, no Rio de Janeiro, no espetáculo-tributo a Waly Salomão, com Omar Salomão no show "Olho de Lince", com as participações especiais de Adriana Calcanhotto e Banda VulgoQinho e os Cara.


Em 2012 a série de shows Grandes Discos da Música Brasileira, realizada desde outubro de 2010 pelo Instituto Moreira Salles (IMS) relembrou o LP (disco de vinil) considerado histórico pelos estudiosos da MPB. O primeiro disco do compositor e intérprete carioca Jards Macalé, lançado em 1972, fou revivido em uma apresentação do próprio artista,, no auditório do IMS do Rio de Janeiro.

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira -Art Editora e PubliFolha; Biscoito Fino; Site Jards Macalé.




                                                                                Jards Macalé - "Movimento dos Barcos + Hotel das Estrelas" Década de 80



                                                                                           Jards Macalé - "Vapor Barato"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...