sábado, 1 de dezembro de 2012

Lilian

A cantora Silvia Lilian Barrie Knapp, mais conhecida como Lílian (ou ainda Lílian Knapp) nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em no dia 30 de março de 1948.


Lilian
Ao lado de Leno, era a metade da dupla Leno e Lilian, um dos diversos grupos atuantes durante a Jovem Guarda.

Em 1964 apresenta-se em programas de TV, como “Brotos no 13” e Hoje é Dia de Rock”, na TV Rio, cantando com Leno. É contrata então pela TV Record e passa a cantar no programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto Carlos.



Lilian e Leno
Os dois conquistaram as rádios, em 1966, com "Pobre Menina” (Hang on Sloopy / Bert Russell - Wes Farrell - versão de Leno), "Devolva-me" (Lílian e Renato Barros) e "Eu Não Sabia que Você Existia" (Renato Barros - Tony). Em 1967 estouraram mais uma vez com "Coisinha Estúpida” (Something stupid / Carson Parks - versão de Leno).

A dupla se desfez em 1968, mas Lilian continuou a fazer sucesso, ganhando três discos de ouro com seus trabalhos solos. Vendeu 500 mil cópias de "Como se Fosse Meu Irmão" (1975), música que foi incluída na trilha sonora do longa metragem “Pixote”. Em 1979 atingiu cerca de um milhão de discos vendidos do disco "Lílian", ancorada pelo sucesso de "Eu Sou Rebelde” (Soy Rebelde / M. Alejandro - versão de Paulo Coelho). O sucesso seguinte foi "Uma Música Lenta" (Ed Wilson e Robert Livi), que ficou na casa das 850 mil cópias, em 1980.



Lilian e Leno
Entre o final da década de 70 e início da década de 80 era presença marcante em programas de TV, como Discotecado Chacrinha, Programa Sílvio Santos, Viva a Noite, Programa do Bolinha, Mulheres em Desfile e outros.

Ancorada nesses sucessos, a cantora percorreu todo o Brasil e chegou a cantar na Argentina, Chile e Colômbia. Em seguida se especializou em ser cantora de estúdio, fazendo backing vocals para gravações de vários cantores, como Gal Costa, além de ter músicas gravadas por Sandra de Sá, José Augusto, Sandy e Júnior e Zezé di Camargo e Luciano. Esporadicamente, reúne-se a Leno em shows comemorativos sobre a Jovem Guarda.



Lilian
Lançou mais dois discos solo, "Lilian" (1992) e "Lilian Knapp" (2001). No ano de 2000, sua canção "Devolva-me" foi reagravada com imenso sucesso pela cantora Adriana Calcanhotto.

No ano de 2001 lançou ainda o livro “Como Um Conto de Fadas”, pequeno volume que é uma espécie de “autobiografia informal”.



Lilian
Em 2002 Lilian relançou o Cd de 2001 com outro nome ("Lilian Barrie") e com uma música inédita, "Enrosca", de Gastão Lamounier.

No decorrer de sua carreira, Lílian trocou algumas vezes seu nome artístico, tendo o nome grafado nas capas de seus discos como Lílian, Lílian Knapp e Lílian Barrie.



Lilian / 2008
Desde 1996 até os dias de hoje Lílian continua se apresentando regularmente em shows, por todas as capitais e cidades do interior do país, em casas de espetáculo, como o Tom Brazil, Canecão, entre outras, feiras agropecuárias, ginásios, estádios, realizando uma turnê internacional pela América do Sul (Equador, Colômbia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile), sempre com enorme sucesso de público e crítica.


Lilian com a Banda Kynna
Nos últimos anos, apesar de viver no Rio de Janeiro, vem se envolvendo com o rock gaúcho. Sua nova banda chama-se “Kynna”, onde ela assumiu o nome artístico de Lil Knapp. Ela revela que esse foi sempre o seu grande sonho. Quando via bandas cantando rock e a galera pulando ela ficava enlouquecida. Ela não queria cantar aquelas musiquinhas lentas...”Ficava injuriada! Queria cantar aquilo que o pessoal pulava!”


                                                                                            Lilian - "Devolva-me" - Programa da Xuxa



                                                                                      Leno e Lilian - Video Show / 1984



                                                                                    Lilian - "Sou Rebelde" - Programa da Hebe / 1999




                                                                                  Clipe da Banda Kynna - "Let Us Glow" 



5 comentários:

  1. SAUDADES DA DUPLA QUE PENA QUE PASSOU.

    ResponderExcluir
  2. Sou Harryson Barros... fã desde a jovem guarda!
    Era um menino apaixonado por vc... Coisa de menino. Estou assistindo agora a grande reportagem do Geraldo Luis. Feliz por ver vc, Lilian... Linda como sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. bom dia, só saudades dos bons momentos, tudo de bom p/ você e familia.............

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...