sábado, 1 de dezembro de 2012

Rosana

Rosana Fiengo, popularmente conhecida por Rosana, nasceu em São Paulo/SP em 7 de março de 1954.

Rosana
Filha do músico Aldo Fiengo, começou a cantar durante os anos 70 na banda de seu pai, a Casanova's. Fortemente influenciada por Elis Regina e Gladys Knight na adolescência, decidiu ser cantora.

Em 1978, ainda na banda do pai e já morando no bairro de Bangu na cidade do Rio de Janeiro, gravou um compacto simples pela gravadora Odeon, com a romântica "Fique um Pouco Mais", que entrou na trilha da novela “Pecado Rasgado” da Rede Globo e "Muito Independente", em ritmo de discothèque. A banda Casanova's chegou a aparecer numa cena dessa novela, com Rosana como vocalista. Participou ainda de diversos programas de televisão da época, como Globo de Ouro, Chacrinha, Carlos Imperial, Sexta Super, Raul Gil e Almoço com as Estrelas.


Rosana / 1993
Em 1981, classificou-se no Festival MPB Shell da Rede Globo com a canção “Pensei Que Fosse Fácil (Mas Não É)” de Zé Rodrix. Novamente em 1985 participou de outro festival da Rede Globo, o Festival dos Festivais, e interpretou numa das eliminatórias a canção “Vidraça”. Ainda naquele ano, participa do especial infantil “A Era dos Halley” de Augusto César Vannucci, cantando ao lado de Guilherme Lamounier a música “Luz de Mim” de Daltony Nóbrega.

Em 1986, após gravar alguns discos e participar de outros, uma fita com uma gravação daquele que é considerado pela cantora o seu primeiro sucesso da carreira – “Nem um toque”, foi levada à Rede Globo e acabou inserida na trilha sonora da telenovela “Roda de Fogo” (1986). Com essa exposição, a música foi exaustivamente executada nas rádios. Rosana então assinou contrato com a CBS/Sony Music (atual Sony BMG) neste mesmo ano, permanecendo neste selo até 1993.


Rosana
O maior sucesso, porém, ocorreu no ano seguinte, com a canção “O amor e o poder”, que fez parte da trilha de “Mandala” (1987), que ficou por várias semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. O primeiro disco, “Coração selvagem”, que continha esta canção, vendeu mais de um milhão de cópias, rendendo-lhe vários troféus e homenagens.

Ao longo da carreira, gravou mais de doze discos, dos quais oito tiveram execução fora do Brasil, sobretudo na América Latina, contabilizando oito discos de ouro e dois de platina, e também foi convidada para gravar com cantores internacionais e apresentou-se nos principais programas televisivos. Nos anos 90 dedicou-se a gravar projetos especiais privilegiando outros estilos musicais, tais como releituras de clássicos da MPB (“Gata de Rua”, 1993, com produção de Roberto Menescal) ou uma incursão pela dance music (“Vende Peixe-Se”, 1996).


Rosana / 2006
Em 1998, com o nascimento de Davi, o primeiro filho, afastou-se novamente da mídia.

A cantora também gravou canções para dois filmes da Disney: “O Corcunda de NotreDame” e “Oliver & Sua Turma”.

Rosana tem como madrinha de carreira a cantora Leny Andrade e é reconhecida como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos por nomes consagrados como o cantor e compositor Caetano Veloso, e o produtor musical Max Pierre.


Rosana / 2007
Em 1991 Rosana fez vocalize no funk eletrônico “Mexa-se”, faixa do trabalho de estréia da banda Magrellos, participando do clip do grupo veiculado na MTV e também em programas de tv.

Vivendo no Rio de Janeiro, a cantora multiinstrumentista, continua fazendo espetáculos pelo Brasil e exterior, cantando e ainda tocando piano e violão.


Rosana / 2012
Em 2012 candidatou-se à câmara de vereadores na cidade do Rio de Janeiro. A cantora não conseguiu se eleger, obtendo apenas 319 votos.

Fonte: Wikipédia.



                                                                                 Rosana - Clipe de "O Amor e o Poder"



                                                                                  Rosana - "Custe o que Custar" - Globo de Ouro / 1987



                                                                                     Rosana - "Direto no Olhar" - Globo de Ouro / 1989



                                                                                  Rosana - "Impossível Acreditar Que Perdi Você" - Programa Milk Shake / 1991


                                                                              Rosana - "Vício Fatal / Princípio de Amor" - Globo de Ouro / 1988



                                                                                     Rosana - "Jesus Cristo" - Programa Rei Majestade / 2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...