sábado, 1 de dezembro de 2012

Tony Campello

Sérgio Beneli Campelo, mais conhecido como Tony Campelo nasceu em Taubaté/SP, em 24 de fevereiro de 1936.

Tony Campello
Interessou-se por música desde os nove anos, passando a estudar sozinho violão e piano.

De 1953 a 1958, integrou o conjunto Ritmos OK, em Taubaté SP, tendo também atuado, de 1956 a 1958, no Mário Genari Filho e Conjunto.

Fez sua primeira apresentação em televisão na antiga TV Paulista e exibiu-se no programa “Galera do Nelson”, da Rádio Nacional, de São Paulo.


Tony Campello / Ano 60
Gravou o primeiro disco em 1958, “Forgive me” (Odeon); no verso do disco, sua irmã Celly Campello cantava “Handsome Boy” (ambas de Mário Genari Filho e Celeste Novais).

Nos dois anos seguintes, apresentou com a irmã o programa “Celly e Tony em Hi-Fi”, na TV Record, de São Paulo, participando ainda de shows e programas de televisão nas principais cidades do país.


Tony Campello
Gravou seis LPs pela Odeon, fazendo sucesso com as músicas “Boogie do Bebê” (J. Parker e Relin, versão de Fred Jorge), “Pertinho do Mar” (Sílvio Pereira de Araújo) e “Canário” (Norman Luboff, Marilyn Keith e Alan Berman, versão de Fred Jorge), gravada em dupla com Celly.

Tony Campello
Trabalhou nos filmes “Jeca Tatu”, dirigido por Milton Amaral, 1959, e “Zé do Periquito”, dirigido por Mazzaropi e Ismar Porto, em 1960.

Em 1961 e 1962, recebeu o troféu Chico Viola, sendo que o segundo foi em conjunto com sua irmã. Viajou nos dois anos seguintes para o Paraguai e Peru.


Tony Campello com Celly Campello
Produziu para a RCA Victor discos dos artistas Celly Campelo, Os Incríveis, Carlos Gonzaga e Chris McClayton e lançou em disco, entre outros, a dupla Deny e Dino, Sérgio Reis, Silvinha e Luís Fabiano.

Em 1974 ganhou o prêmio Rock 74 pela produção do disco “Rock das Quebradas”.


Tony Campello
Apresentou-se em 1975 na boate “Igrejinha”, de São Paulo, onde foram organizados os shows “Cuba-libre em Hi-Fi”, promovendo a volta de cantores de sucesso do final da década de 1950 e início da de 1960 -Celly Campello, Carlos Gonzaga, Ronnie Cord, George Friedman, Baby Santiago e Dan Rockabilly.

Tony Campello / 2005
Como produtor e pesquisador de música sertaneja, produziu quase todos os discos de Sérgio Reis desde 1967, além da série de coletâneas “Luar do Sertão” da BMG Ariola (nome da RCA Victor desde 1985).

Tony Campello / 2011
Continua a se apresentar em shows pelo interior de São Paulo.

Fonte:MPB cifra antiga.


                                                                                  Tony e Celly Campello -  "Tenho Tempo Para Amar" no filme "Jeca Tatu" / 1959


                                                                                Tony Campello - "Boogie do Bebê ( Baby Sittin' Boogie )"



                                                                                Tony Campello - Show Anos 2000 (incluindo "Runaway")


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...