sábado, 1 de dezembro de 2012

Joelma

A cantora Joelma, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim/ES, no dia 19 de setembro de 1944.


Joelma
Iniciou sua carreira artística cantando músicas de Ângela Maria, Agnaldo Rayol e Joselito no programa de rádio "Clube do Guri".

Aos 12 anos de idade já era cantora mirim da Rádio Difusora de Duque de Caxias (RJ). Ganhou todos os prêmios da época, culminando num Concurso sendo eleita "A Melhor Cantora do Rio de Janeiro".



Joelma
Em 1953, Joelma foi levada por Emilinha Borba ao programa "Papel Carbono", de Renato Murce, na Rádio Nacional (RJ). Em 1963, Joelma gravou seu primeiro disco, pela gravadora Chantecler, interpretando o bolero "Incompreendida", de Leonel Cruz e José Antônio e o samba canção "Só ele", de Roberto Muniz e Heitor Mangeon.

Em 1966, Joelma gravou o LP "Perdidamente te Amarei", também pela Chantecler. No ano seguinte, fez sucesso em Portugal com o compacto duplo "Onde estás", "Não te quero mais", "Acredito que te amo" e "Não me deixes não".



Joelma
Entre os sucessos estão "Não Digas Nada", de Rossini Pinto e Fernando Costa e "Alguém me disse", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia.

Indubitavelmente o maior sucesso da cantora foi a música "Pombinha Branca" ( uma pombinha brancaaa / passa no céu a voar / não tem ninguém / que vive tão bem / quando o sol vai lá nos montes ...).



Joelma / 1979
De grande sucesso popular, Joelma fez várias apresentações no exterior e gravou discos em castelhano.

Em 2006, Joelma apresentou-se no Programa Rei Majestade, do SBT.



Joelma com Nalva Aguiar e Cláudia Telles / 2006
Atualmente apresenta-se eventualmente e trabalha na Socinpro (Associação que administra e protege os direitos autorais).


Joelma / 2012
Fontes: Sites Wikipedia, Jovem Guarda.


                                                                                        Joelma - "Impossível Acreditar Que Perdi Você"



                                                                                          Joelma - "Aqueles Tempos" - Programa Rei Majestade / 2006



                                                                                      Joelma - "Meu Ébano" - Programa Rei Majestade / 2006



                                                                                     Joelma - "Paloma Branca" - Programa Rei Majestade / 2006



                                                                                      Joelma - "Deixa Acontecer" - Programa Rei Majestade / 2006


7 comentários:

  1. Continua uma bela mulher como sempre foi e canta como ninguém....

    ResponderExcluir
  2. Linda voz e uma linda mulher. Saudades do tempo dessas músicas que ela cantava.

    ResponderExcluir
  3. Grande cantora da época da Jovem Guarda...

    ResponderExcluir
  4. Esta música, belissimamente interpretada por Joelma, também por Mary Hopkin com o título Those Were The Days - 1968 em inglês e que serviu de tema para o programa de calouros do Silvio Santos nos anos 90, é na verdade oriunda do folclore russo, e leva o título, na gravação que tenho num disco de 78 rpm. da gravadora Colúmbia número D 31185, dos anos 1920, "DAROGA DLINNAJA" - não dá para escrever o nome em russo, porque meu computador não possui os caracteres do alfabeto russo - interpretada pelo tenor russo Alexandre Wertinsky e piano. Brevemente estará à disposição no Youtube, na minha SÉRIE RELÍQUIAS. Pedro Lecuona Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Juscerez/Paulo Afonso-Bahia29 de janeiro de 2017 11:08

    ótima voz ela mora na mesma cidade que eu moro.

    ResponderExcluir
  6. E uma ultraje aquela cantora de calypso Joelma esta se apoderando do nome artistico JOELMA. Sendo que ate em alguns albuns ela usou a mesmo logomarca do nome como aparece no cd de 1979. Sao praticamente identicas a logomarca joelma. Ela tem e mais que continuar com o nome Joelma Calypso ou Joelma Mendes . pois ja temos uma joelma no cenario musical. Assim como a exdupla sertaneja Ataide e Alexandre foram obrigados a trocar os nomes. JOELMA ja existe ha muitos anos essa logomarca. E tem que ser feito algo em relaçao a Isso. Nada contra Joelma Calypso,afinal sou fa tbm dela. E foi um erro ela querer usar apenas Joelma.

    ResponderExcluir