sábado, 1 de dezembro de 2012

Waldirene

Waldirene ( Anabel Fraracchio ) nasceu em São Paulo/SP, no dia 24 de setembro de 1948.


Waldirene
Começou a se apresentar com a família aos oito anos de idade.

A partir de 1967 passou a se apresentar sozinha cantando em clubes como Santa Mônica, Congregação Israelita e Hípica Paulista, todos em São Paulo.

Foi atração do programa Sílvio Santos. Foi lançada por Ademar Dutra como a "mais promissora artista da nova safra da Jovem Guarda" e logo em seguida contratada pela RCA Victor.



Waldirene
Em 1966, lançou seu primeiro disco, um compacto simples com "Eu te amo, tu me amas". Em 1967, gravou "Garota do Roberto", seu maior sucesso, de Carlos I mperial e Eduardo Araújo, e "Só vou gostar de quem gosta de mim", de Rossini Pinto.
Foi em seguida convidada por Roberto Carlos e atuou no programa "Jovem Guarda" na TV Record, sendo anunciada carinhosamente por Roberto Carlos como "Garota papo firme".



Waldirene
Gravou em uma coletânea a música "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo", considerada uma ousadia na época.
Seu terceiro compacto apresentou "Tempestade em Copo d'Água", de Nilton César e "Nem Sei o Que Faço", de Roberto Correa.


Em 1968, lançou seu primeiro LP no qual destacaram-se as músicas "Eu Preciso de Carinho" e "Dó ré mi", lançadas também em compacto simples. No final do mesmo ano, lançou outro compacto simples com "Suas Mãos" e "Torta de Morangos".



Waldirene
Com o fim o programa "Jovem Guarda" e o declínio do movimento enveredou pela música romântica. Gravou alguns compactos e um LP pela Continental. Lançou ainda um LP pela Tapecar no início dos anos 1970.

Na década de 1990 foi vencedora no Festival de Vîna del Mar, no Chile.



Waldirene / 1985
Em 1995, quando das comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda foi uma das artistas que mais atuou na criação e divulgação dos eventos comemorativos.

Em 2005, participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, como o projeto "Festa de arromba- 40 anos da Jovem Guarda", apresentado durante todo o mês de agosto, noTeatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, passando também por Brasília e São Paulo, no qual fez dupla com Jerry Adriani, em temporada de 3 dias, alternada com outros expoentes da Jovem Guarda, que também se apresentaram em duplas, como Erasmo Carlos e Wanderléa, Golden Boys e Vanusa, Wanderley Cardoso e Martinha. Nesse período, com agenda lotada, a cantora participou de gravações, shows e programas comemorativos por todo o Brasil.



Waldirene / 2002
Ganhou alguns dos principais prêmios da época, além de participar de vários programas de televisão. Atuou na peça "Romeu e Julieta" ao lado de Hebe Camargo.

Em 2006 participou do programa Rei Majestade, do apresentador Sílvio Santos. Continua se apresentando em shows, divulgando principalmente a Jovem Guarda.

A cantora vive atualmente em Higienópolis, na cidade de São Paulo. É solteira e está sempre em companhia dos amados sobrinhos.
Waldirene / 2006
Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.


                                                                                        Waldirene - "A Garota do Roberto" - Anos 90



                                                                                      Waldirene - "Meu Benzinho"



                                                                                     Waldirene - "Alma Gêmea" - Programa Rei Majestade / 2006



2 comentários:

  1. OLA WALDERENE SOU SEU FÃ SUCESSO SEMPRE MAIS SOU O CANTOR TED OSMAIR DE SÃO CARLOS O MEU MAIR SONHO É TE CONHECER PESSOLMENTE (O16 ) 997147936 OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Muito emoção hoje 27/01/2019 Domingão do Faustão, duas feras da Jovem Guarda:
    Valdirene e Martinha. Eu me lembro.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...