sábado, 1 de dezembro de 2012

Vanusa

A cantora e compositora Vanusa Santos Flores, conhecida apenas por Vanusa, nasceu em Cruzeiro SP, em 22 de setembro de 1947.


Vanusa
Criada em Uberaba e Frutal, ambas em Minas Gerais, desde cedo Vanusa estudou violão e, aos 16 anos, iniciou-se como cantora, atuando como crooner do conjunto Golden Lions.

Apresentando-se em bailes de diversas cidades da região do triângulo mineiro, foi descoberta por Sidney Carvalho, que trabalhava para a firma publicitária Prosperi, Magaldi & Maia.

Transferindo-se para São Paulo SP, Vanusa foi lançada como concorrente da cantora Wanderléia, na época a intérprete de maior sucesso do gênero iê-iê-iê.



Vanusa
Em 1966, no auge do movimento da Jovem Guarda, Vanusa estreou no programa "Eduardo Araújo, O Bom", transmitido pela TV Excelsior. Contratada pela RCA Victor, obteve sucesso com a gravação "Pra nunca mais chorar" (Carlos Imperial e Eduardo Araújo).

Juntamente com o cantor Wanderley Cardoso e o comediante Renato Aragão, Vanusa atuou no programa "Adoráveis Trapalhões", na TV Record, de São Paulo.

Em 1970, Vanusa estreou como compositora, gravando na RCA Victor a canção "Mundo Colorido". No ano seguinte, participou do VI FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro RJ, com "Namorada", música que compôs em parceria com Antônio Marcos.



Vanusa
Prêmio de revelação feminina no festival de Piriapolis, Uruguai, em 1974, Vanusa obteve um de seus maiores sucessos de intérprete e autora com "Manhãs de Setembro", em parceria com com Mário Sierra.

Em 1980, Vanusa obteve o terceiro lugar no Festival de Seul, Coréia do Sul, com a música "Mágica Loucura", composta com Augusto César Vannucci.

Gravou vários LPs na década de 1980, bem como teve lançadas coletâneas de sua obra.

Em 1991, Vanusa obteve o quinto lugar do Festival Estrela de Ouro, em Viña del Mar, Chile, com "Quando o Amor Termina", em parceria com Sérgio Augusto.



Vanusa
Lançou, em 1997, sua autobiografia "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!, São Paulo, Editora Saraiva.

Vanusa foi casada com o cantor Antônio Marcos e com o diretor Augusto César Vanucci.

A cantora continua apresentando-se em shows por todo o Brasil.



Vanusa
Sites MPB Música Antiga; Revista Isto É.


                                                                                                   

                                                                                       Vanusa e Eduardo Conde - "Sinal Fechado" - Programa Bar Academia / 1985




                                                                                                     Vanusa - "Folhetim" / 1985




Vanusa - "Don't Cry For Me Argentina" - Fantástico


Vanusa - "Eu Sobrevivo" (I Will Survive)



                                                                                         Vanusa - "Manhãs de Setembro"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...