sábado, 1 de dezembro de 2012

Evinha

Eva Correia José Maria, mais conhecida como Evinha nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 17 de setembro de 1951.

Evinha
Evinha começou a carreira aos 8 anos com seus irmãos Mário e Regina, formando o Trio Esperança, que emplacou muitos sucessos ("Festa do Bolinha", "Filme Triste", "Passo do Elefantinho" e outros).

Em 1969, a cantora gravou seu primeiro sucesso solo, "Casaco Marrom", e seguiram outros como "Teletema", "Como Vai você" e "Cantiga por Luciana", com a qual venceu o 4º Festival Internacional da Canção Popular.


Evinha no Trio Esperança
Em 1978, Evinha casou com o pianista francês Gérard Gambus.

A partir de 1997, Evinha fez turnês pelo mundo com suas irmãs Regina e Mariza, uma nova fórmula do Trio Esperança.

Em 1999, no lançamento do seu disco "Reencontro" (Universal), apresentou-se pela primeira vez no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, depois de 20 anos de ausência dos palcos brasileiros.


Evinha
Após 30 anos sem se apresentar em São Paulo, a cantora Evinha, em 2007, quebrou o jejum e apresentou-se no Memorial da América Latina. Há mais de 25 anos morando na França, ela fez o show acompanhada pelos músicos Beto Filho (violão e contrabaixo) e Kikinho (percussão).

Evinha
O repertório da apresentação relembra sucessos gravados pela cantora nos anos 60 e 70. Entre as canções do show, estão "Teletema" (Antônio Adolfo/Tibério Gaspar), "Filme Triste" (John D. Loudermilk), "Casaco Marrom" (Renato Correia/Guarabyra/Danilo Caymmi) e "Passo do Elefantinho" (Henry Mancini), ente outras. O show de Evinha faz parte da programação do Projeto Adoniran Barbosa.

Evinha / 2008
Nos últimos anos voltou a se apresentar ao lado dos irmãos, retomando o Trio Esperança. Em algumas apresentações o Trio Esperança apresenta-se ao lado dos Golden Boys.

Evinha com Mariza e Regina / 2012
Fontes: Folha Online.

   
                                                                                     Evinha - "Luciana" / 1969



                                                                                Evinha - "More, more, more" - Globo de Ouro / 1976



                                                                                   Evinha - "Teletema" / 2011


5 comentários:

  1. Evinha fez e faz parte de um dos maiores trios musicais do Brasil ---Trio Ternura canta Muito

    ResponderExcluir
  2. COMO FAÇO PARA MANDAR UMA ENTREVISTA DA CANTORA EVINHA COM O MAIOR COMUNICADOR DO RÁDIO BRASILEIRO CHAMADO HÉLIO RIBEIRO???
    Passe o e-mail dela.

    ResponderExcluir
  3. Eva meus sinceros votos de condolência pela passagem do Roberto, que o CRIADOR o receba na LUZ e conforte o coração da família GoldenRança .
    Beijo no coração de todos .
    Rosa Marya Colin

    ResponderExcluir
  4. Saudades dessa família de cantores!! Acompanhei desde cedo a formação e o sucesso do Trio Esperança e os Golden Boys!!!

    ResponderExcluir