sábado, 1 de dezembro de 2012

Martinha

Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha, nasceu em Belo Horizonte, MG, em 30 de julho de 1949.

Martinha
Com apenas 4 anos, Martinha começou os estudos de piano e balé clássico.

Aos 19, foi apresentada a Roberto Carlos, que a colocou no meio artístico. A carreira fulminante inclui 20 LPs, 8 deles gravados no exterior. Além de grande sucesso na Jovem Guarda, Martinha marcou seu nome nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela.

Trazida por Roberto Carlos de Minas Gerais, era conhecida como "Queijinho de Minas" entre os fãs da Jovem Guarda. Se apresentou diversas vezes no programa Jovem Guarda, gravando o primeiro compacto em 1966. . Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.


Martinha
Compositora, cantora e pianista, seu grande sucesso, "Eu Daria a Minha Vida", foi gravado por Roberto Carlos e incluído em seu LP "San Remo 1968". Erasmo Carlos gravou "Só Sonho Quando Eu Penso Que Você Sente O Que Eu Sinto". Outras composições de Martinha, gravadas por ela mesma, são "Barra Limpa" e "Eu Te Amo Mesmo Assim".

Ao longo de sua carreira, iniciada em 1967 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LPs, que somaram três milhões de cópias.


Martinha
Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior.

Atualmente reside na cidade de São Paulo. Ela raramente sai de casa e passa boa parte dos dias com a família ou compondo. Quando vai às compras ou comer fora, porém, não escapa dos antigos e novos fãs.


Com a Turma da Jovem Guarda
A vida pessoal pacata, porém, não reflete o aspecto profissional de Martinha. Ela participa do Projeto Jovem Guarda, junto com Silvinha e outros da época, faz shows em todo o País e dedica-se a outros trabalhos. "Meu forte é compor", diz. "Sou amiga do Chitãozinho e do Xororó e escrevo músicas para duplas sertanejas."

Martinha / 2005
Em 2012 participou como jurada do programa Raul Gil.

Martinha / 2012
Fonte: MPB cifra antiga.



                                                                                                 Martinha - "Eu Te Amo Mesmo Assim"


                                                                          
                                                                                                  Martinha - "Cilada"


                                                                                  
                                                                                          Martinha - "Eu Daria Minha Vida" - Programa Rei Majestade / 2006



                                                                                                   Martinha - "Alo"


Nenhum comentário:

Postar um comentário