sábado, 1 de dezembro de 2012

Martinha

Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha, nasceu em Belo Horizonte, MG, em 30 de julho de 1949.

Martinha
Com apenas 4 anos, Martinha começou os estudos de piano e balé clássico.

Aos 19, foi apresentada a Roberto Carlos, que a colocou no meio artístico. A carreira fulminante inclui 20 LPs, 8 deles gravados no exterior. Além de grande sucesso na Jovem Guarda, Martinha marcou seu nome nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela.

Trazida por Roberto Carlos de Minas Gerais, era conhecida como "Queijinho de Minas" entre os fãs da Jovem Guarda. Se apresentou diversas vezes no programa Jovem Guarda, gravando o primeiro compacto em 1966. . Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.


Martinha
Compositora, cantora e pianista, seu grande sucesso, "Eu Daria a Minha Vida", foi gravado por Roberto Carlos e incluído em seu LP "San Remo 1968". Erasmo Carlos gravou "Só Sonho Quando Eu Penso Que Você Sente O Que Eu Sinto". Outras composições de Martinha, gravadas por ela mesma, são "Barra Limpa" e "Eu Te Amo Mesmo Assim".

Ao longo de sua carreira, iniciada em 1967 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LPs, que somaram três milhões de cópias.


Martinha
Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior.

Atualmente reside na cidade de São Paulo. Ela raramente sai de casa e passa boa parte dos dias com a família ou compondo. Quando vai às compras ou comer fora, porém, não escapa dos antigos e novos fãs.


Com a Turma da Jovem Guarda
A vida pessoal pacata, porém, não reflete o aspecto profissional de Martinha. Ela participa do Projeto Jovem Guarda, junto com Silvinha e outros da época, faz shows em todo o País e dedica-se a outros trabalhos. "Meu forte é compor", diz. "Sou amiga do Chitãozinho e do Xororó e escrevo músicas para duplas sertanejas."

Martinha / 2005
Em 2012 participou como jurada do programa Raul Gil.

Martinha / 2012
Fonte: MPB cifra antiga.



                                                                                                 Martinha - "Eu Te Amo Mesmo Assim"


                                                                          
                                                                                                  Martinha - "Cilada"


                                                                                  
                                                                                          Martinha - "Eu Daria Minha Vida" - Programa Rei Majestade / 2006



                                                                                                   Martinha - "Alo"


3 comentários:

  1. as músicas dessa cantora são extremamente emocionante me faz pensar como era viver essa época de amor romantismo de verdade. quantos casais que hoje estão juntos que foi impulsionado por essa belissima canção, fora os casais que ficaram uma vez e não se viram mais......

    ResponderExcluir
  2. Saudades, gostava muito de ouvir ela cantar!

    ResponderExcluir
  3. Tenho. Muito. Saudades. Dos. Shows. Da. Mmartinha. Nao. Vejo. A. agenda. Dela. Mais disponível. Gostaria. Muito. De. Ver. Ela. Cantar

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...