sábado, 1 de dezembro de 2012

Rosemary

Rosemary Pereira Gonçalves, conhecida como Rosemary, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 7 de dezembro de 1947.

Rosemary
Rosemary é a filha caçula de uma família de ascendência portuguesa. Desde pequena já mostrava sua aptidão para o mundo artístico. Há quem diga que tudo começou quando ia escondida de sua mãe, junto com sua irmã "Terezinha", que era garota-propaganda, ao "Programa do Chacrinha".

Participou do movimento da Jovem Guarda e chegou a ser cogitada a apresentar o programa com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Acabou perdendo o posto para Wanderléa mas se tornou um dos principais nomes do movimento, recebendo o título de "Fada Loura".


1976
Participou de vários filmes nacionais no final da década de 60, entre eles "Jovens Prá Frente" ao lado de Oscarito; "Os Reis do Iê-Iê-Iê" e "Adorável Trapalhão" ambos com Renato Aragão e "Som, Amor e Curtição" com Antonio Marcos.

Na TV, foi estrela de grandes musicais da TV Globo e participou das novelas "Ti-Ti-Ti", "Cambalacho" e "Barriga de Aluguel".

Além de possuir um grande número de shows feito no Brasil, ela também realizou turnês em diferentes partes do Mundo. Dos Estados Unidos da América à China, a cantora fez shows abordando a riqueza dos ritmos brasileiros e homenageou Carmem Miranda.


Rosemary
Ela foi a única cantora brasileira a se apresentar na Casa Branca, durante o governo de Jimmy Carter, que ficou encantado com ela. O mesmo aconteceu com o rei Hassan, do Marrocos, que chegou a pedir que a cantora ficasse por tempo indeterminado em seu palácio.

Rosemary também encabeçou o elenco de "Rio by Night", que permaneceu em cartaz por seis meses em Miami. Em sua ultima turnê internacional, visitou a China, onde fez 26 shows em 16 cidades diferentes. Dirigida por Abelardo Figueiredo viajou todo o Brasil e vários países com shows falando da música e de coisas típicas do nosso país.


Rosemary
A cantora também é conhecida por sua paixão pela Mangueira, escola de samba carioca e foi a primeira estrela a desfilar como destaque no chão de uma escola no carnaval carioca.

Rosemary abriu um restaurante com mais dois sócios na Barra da Tijuca, RJ. Fazendo uma homenagem para os fotógrafos e jornalistas. O restaurante se chamava Paparazzi !. Com um rodizio de massas, era o point de seus colegas e amigos artistas. Rosemary BelKiss teve o apoio também do seu amigo Miguel Falabella. O restaurante foi um sucesso durante 2 anos.

Dentre seus grandes sucessos merecem destaque: "Jóia", "Quero Ser Sua" e "Feitiço de Broto".


Rosemary
Tem encabeçado movimentos importantes como o de tornar lei a filtragem sorológica para acabar com a contaminação nas transfusões de sangue e na luta pela criação do Museu Carmem Miranda. Ela também promoveu a campanha "Adote uma família Nordestina", que beneficiou 35 mil famílias, graças ao seu programa na Rádio Atual, que teve como patrono Frei Damião.

Rosemary adota atualmente o nome "Rosemary Belkiss" como seu nome artístico. Por não usar artisticamente o seu sobrenome de família, Rosemary procurou o renomado numerologista Gilson Chveid Oen para fazer um estudo total do seu nome e sobrenome. Substituindo as letras dos seus sobrenomes, para um só sobrenome: Belkiss. Bel - (Bell) - sinos, beleza, luz. Kiss - beijos, paixão.


Rosemary - 2007
Rosemary posou para revistas Masculinas como: “Ele, Ela”; “Homem”; “Playboy”.

Rosemary continua na ativa, realizando shows. Em 2008 lançou um novo cd e o primeiro DVD.


Atualmente percorre cidades brasileiras com seu show "Rosemary em Mulheres da Mangueira" divulgando o seu cd e dvd com participações especias de Chico Buarque,Alcione, Beth Carvalho,Dudu Nobre e Carlinhos de Jesus e elenco de ritmistas e passistas da Estação Primeira de Mangueira.


                                                    Rosemary - "Que Bom Seria" no filme Na Onda do Iê Iê Iê / 1966



                                             Rosemary - "Feitiço de Broto" no filme Adorável Trapalhão / 1967



                                                                        Rosemary - "Jóia" - Fantástico / 1982


                                                              Rosemary - "Nossa Canção" - Especial Elas cantam Roberto / 2010
                                        

2 comentários:

  1. Fiquei encantado com o talento e a grandeza da cantora Rosemary! Já tinha ouvido e curtido coisas dessa mulher e grande artista que é!Foi espetacular a participação de Rosemary no programa do SBT "Esse artista sou eu",ela mostrou o seu talento e todo o seu aprendisado de cantora e artista completa com domínio de palco e publico!Parabéns Rosemary para mim você faz parte da história das grandes Divas da Musica Popular do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Embora tão pouco relembrada é uma grande personagem da música brasileira... O que sugere uma boa homenagem em nossos veículos de TV.

    ResponderExcluir