sábado, 1 de dezembro de 2012

Nilton César

O cantor Nilton Nilton César nasceu na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, em 27 de junho de 1939.

Nilton César
O cantor é filho de fazendeiros e, como tal, se empenhou nos estudos para ser contador e assim administrar os negócios da família. Mas, ao fixar residência para estudar no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, mudou de idéia.

Corria o ano de 1960, quando Nilton César estava dando seus primeiros passos como calouro, apresentando-se em programas da TV-Rio, imitando o astro Orlando Dias. O desempenho do calouro despertou interesse dos telespectadores e dos produtores da tevê que lhe premiavam constantemente com abajur, canetas, ferro elétrico, torradeira etc.. Foram tantos os prêmios que Nilton César precisou alugar carros por diversas vezes para transportá-los até sua casa, no Rio de Janeiro.


Nilton César / 1964
Em São Paulo, o futuro do cantor estava atrelado ao de outro grande ídolo na época, Moacir Franco. Moacir tinha uma tia que era casada com um tio de Nilton César e uma carta que o rapaz trazia com recomendações do tio dirigidas a Moacir Franco, serviu-lhe como chave para entrar no mundo artístico.

Nilton César
Por intermédio de Moacir Franco, Nilton César conheceu o acordeonista Carlinhos Maffazzoli que gostou do estilo de Nilton e o apresentou ao diretor artístico da gravadora RGE. Contratado pelo maestro Pocho --Ruben Perez --, Nilton César gravou dois discos de 78 rotações. Não foi um estouro fenomenal, mas repercutiu o bastante, despertando o interesse de Palmeira, diretor artístico da Continental Discos, que convidou o cantor a ingressar na gravadora, gravando a guarânia “Choro Por Gostar de Alguém”. Com essa música, Nilton César conquistou o sucesso, partindo para o primeiro LP que levava o nome do artista. O disco agradou ao público e principalmente a gravadora que levou Nilton aos estúdios para gravar mais um LP, intitulado de “Música e Amor”. O êxito foi total. A música “Casa Vazia” caiu no gosto popular, fazendo o nome do cantor ser conhecido no Brasil.

Nilton César
As oportunidades decorrentes do sucesso não paravam e Palmeira convidou Nilton César para gravar mais um LP (Nilton César Com Alma e Coração), disco decisivo na carreira do cantor. Do disco faz parte a antológica “Professor Apaixonado”, música que levou o artista a se apresentar em todo o território nacional. "Professor Apaixonado" consta dentre as músicas mais tocadas do ano de 1965 e durante muito tempo, o cantor ficou conhecido como o "Professor Apaixonado".

Em 1969, começou uma nova etapa na carreira do cantor. As rádios tocavam incessantemente a canção “Férias na Índia”. A música foi sucesso total, vendeu mais de 500 mil cópias, e deu a Nilton César discos de ouro e outros prêmios, projetando o cantor, de vez, como intérprete romântico.


Nilton César
Era comum para Nilton César fazer aparições semanais na tevê, cantando suas músicas ou participando como celebridade. A boa imagem de galã, arrebatava os corações das fãs.

O cantor consagrado pelo sucesso da música "Férias na Índia", passou pela década de 70 desfilando com músicas que o Brasil cantava. Em 1973, a música “Amor... Amor... Amor...”, do LP (RCA) com o mesmo nome, fez muitos casais de namorados se casarem, para juntinhos ouvirem o LP do cantor com as músicas "Felicidade", "Topo Tudo", "Te Quero Neste Entardecer", "Esta É Primeira Vez", "Quem Ama Sabe", "Hoje Mais Que Ontem", "Muito Eu Chorei", dentre outras músicas.


Nilton César
Atualmente, Nilton César faz muitos shows no Brasil e exterior, apresentando-se para brasileiros que moram em outros países.

Quando a poeira da fama abaixou, Nilton construiu sua família e montou um negócio. Nilton César é bem sucedido como empresário e mesmo viajando muito, divide com os dois filhos, a administração dos negócios.


Nilton César / 2012
Em 2012 apresentou-se no programa Sílvio Santos,

Fontes: Site Oficial Nilton César, Orbita Starmedia, Música Popular do Brasil.



                                                                                      Nilton César - "Muito Eu Chorei" - Década de 80


                                                                                  Nilton César - "Estarei Por Todo o Tempo a Te Esperar" - Década de 80



                                                                                  Nilton César - "Férias na índia" - Programa Rei Majestade / 2006


                                                                                    Nilton César - "A Namorada Que Sonhei" - Programa Rei Majestade / 2007


Um comentário:

  1. Onde andarão as músicas HORA MARCADA / SENTENÇA / RECORDAÇÃO ...

    ResponderExcluir