sábado, 1 de dezembro de 2012

Nilton César

O cantor Nilton Nilton César nasceu na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, em 27 de junho de 1939.

Nilton César
O cantor é filho de fazendeiros e, como tal, se empenhou nos estudos para ser contador e assim administrar os negócios da família. Mas, ao fixar residência para estudar no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, mudou de idéia.

Corria o ano de 1960, quando Nilton César estava dando seus primeiros passos como calouro, apresentando-se em programas da TV-Rio, imitando o astro Orlando Dias. O desempenho do calouro despertou interesse dos telespectadores e dos produtores da tevê que lhe premiavam constantemente com abajur, canetas, ferro elétrico, torradeira etc.. Foram tantos os prêmios que Nilton César precisou alugar carros por diversas vezes para transportá-los até sua casa, no Rio de Janeiro.


Nilton César / 1964
Em São Paulo, o futuro do cantor estava atrelado ao de outro grande ídolo na época, Moacir Franco. Moacir tinha uma tia que era casada com um tio de Nilton César e uma carta que o rapaz trazia com recomendações do tio dirigidas a Moacir Franco, serviu-lhe como chave para entrar no mundo artístico.

Nilton César
Por intermédio de Moacir Franco, Nilton César conheceu o acordeonista Carlinhos Maffazzoli que gostou do estilo de Nilton e o apresentou ao diretor artístico da gravadora RGE. Contratado pelo maestro Pocho --Ruben Perez --, Nilton César gravou dois discos de 78 rotações. Não foi um estouro fenomenal, mas repercutiu o bastante, despertando o interesse de Palmeira, diretor artístico da Continental Discos, que convidou o cantor a ingressar na gravadora, gravando a guarânia “Choro Por Gostar de Alguém”. Com essa música, Nilton César conquistou o sucesso, partindo para o primeiro LP que levava o nome do artista. O disco agradou ao público e principalmente a gravadora que levou Nilton aos estúdios para gravar mais um LP, intitulado de “Música e Amor”. O êxito foi total. A música “Casa Vazia” caiu no gosto popular, fazendo o nome do cantor ser conhecido no Brasil.

Nilton César
As oportunidades decorrentes do sucesso não paravam e Palmeira convidou Nilton César para gravar mais um LP (Nilton César Com Alma e Coração), disco decisivo na carreira do cantor. Do disco faz parte a antológica “Professor Apaixonado”, música que levou o artista a se apresentar em todo o território nacional. "Professor Apaixonado" consta dentre as músicas mais tocadas do ano de 1965 e durante muito tempo, o cantor ficou conhecido como o "Professor Apaixonado".

Em 1969, começou uma nova etapa na carreira do cantor. As rádios tocavam incessantemente a canção “Férias na Índia”. A música foi sucesso total, vendeu mais de 500 mil cópias, e deu a Nilton César discos de ouro e outros prêmios, projetando o cantor, de vez, como intérprete romântico.


Nilton César
Era comum para Nilton César fazer aparições semanais na tevê, cantando suas músicas ou participando como celebridade. A boa imagem de galã, arrebatava os corações das fãs.

O cantor consagrado pelo sucesso da música "Férias na Índia", passou pela década de 70 desfilando com músicas que o Brasil cantava. Em 1973, a música “Amor... Amor... Amor...”, do LP (RCA) com o mesmo nome, fez muitos casais de namorados se casarem, para juntinhos ouvirem o LP do cantor com as músicas "Felicidade", "Topo Tudo", "Te Quero Neste Entardecer", "Esta É Primeira Vez", "Quem Ama Sabe", "Hoje Mais Que Ontem", "Muito Eu Chorei", dentre outras músicas.


Nilton César
Atualmente, Nilton César faz muitos shows no Brasil e exterior, apresentando-se para brasileiros que moram em outros países.

Quando a poeira da fama abaixou, Nilton construiu sua família e montou um negócio. Nilton César é bem sucedido como empresário e mesmo viajando muito, divide com os dois filhos, a administração dos negócios.


Nilton César / 2012
Em 2012 apresentou-se no programa Sílvio Santos,

Fontes: Site Oficial Nilton César, Orbita Starmedia, Música Popular do Brasil.



                                                                                      Nilton César - "Muito Eu Chorei" - Década de 80


                                                                                  Nilton César - "Estarei Por Todo o Tempo a Te Esperar" - Década de 80



                                                                                  Nilton César - "Férias na índia" - Programa Rei Majestade / 2006


                                                                                    Nilton César - "A Namorada Que Sonhei" - Programa Rei Majestade / 2007


6 comentários:

  1. Onde andarão as músicas HORA MARCADA / SENTENÇA / RECORDAÇÃO ...

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é nilton César minha mãe colocou esse nome devido a ele gostaria de conhecê-lo pessoalmente 980732726

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca por Julio César admiro muito seu trabalho mais nunca tive a oportunidade de ir ao seu show eu te amo muito obrigada por existir

    ResponderExcluir
  4. Um dos maiores cantores do país.ESSE CANTA!NÃO BRINCA DE CANTAR.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...