sábado, 1 de dezembro de 2012

Cláudia Barroso

 (Ipirapetinga/MG, 23 de abril de 1932 ******* Fortaleza/CE, 9 de outubro de 2015.)

Seu pai morreu de maneira trágica, fazendo com que a mãe se mudasse com Cláudia, então com sete anos, e  os irmãos para a cidade de Santo Antonio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro. Posteriormente a família foi morar no bairro do Méir, já no Rio de Janeiro (cidade). Frente às dificuldades financeiras que a família enfrentava, Cláudia começou a trabalhar muito jovem, primeiro como babá e depois numa fábrica de estojos para joias.
Conhecida como "Rainha da Música Brega", Cláudia Barroso (Amélia  Rocha Barroso)começou cantando em clubes noturnos no início da década de 60. Casou-se muito jovem, aos 15 anos e teve um casal de filhos. Após a separação, iniciou a carreira artística.
Foi descoberta em São Paulo pelo maestro Portinho e por Mauro Duarte, diretor da Rádio Nacional de São Paulo, na época e diretor da gravadora RGE. Gravou o primeiro disco pela Odeon em 1962, cantando a música "Fica comigo essa noite" (Adelino Moreira - Nelson Gonçalves) e "Não, eu não vou ter saudade" (Vaucaire - C. Dumont - versão: Romeu Nunes).

Cláudia Barroso

No início dos anos 1970 ficou nacionalmente conhecida como jurada do programa Silvio Santos, ainda na TV Globo. Nessa época foi ventilado um romance entre a cantora e o cantor Waldick Soriano. Mas, segundo palavras da própria Claudia, não houve romance com Waldick Soriano, apenas os trabalhos eram semelhantes, trabalharam juntos, gravaram juntos e eram amigos até o falecimento do cantor.
Em 1971 fez sucesso com as músicas "Quem mandou você errar", "A vida é mesmo assim" e "Quando você errar", todas composições próprias gravadas na Continental. Ainda em 1971 gravou pelo selo Premier o LP "O amor me chama", coletânea de músicas lançadas anteriormente em compactos.

Cláudia Barroso

Em 1972 teve outro grande sucesso com a música "Por Deus eu juro". Em 1973 teve sucesso sua gravação de "Ah! Se eu fosse você", de sua autoria. Em 1975 gravou "Deixe meu marido em paz" e "Duas almas", esta última em parceria Carlos Bonani. No mesmo ano, gravou "Ninguém pertence a ninguém" (Osmar Navarro e Portinho) e "O homem que eu amo" (Chico Xavier).
Em 1976 gravou "Mulher sem nome" e "Pedaço de papel", ambas de Anastácia em LP. Em 1995 lançou pela Warner o disco "Dose dupla". Em 2003, lançou o CD "A vida é assim mesmo - Ao vivo".


Cláudia Barroso

Completou seu Jubileu de Ouro (50 anos de carreira) e participou do programa Rei Majestade, onde mostrou que continuava extremamente simpática e com a mesma qualidade vocal que a consagrou.
Possuía um barzinho em Fortaleza onde costumava se apresentar (encerrou as atividades em 2004), chamado “Claudia Barroso”.

Cláudia Barroso - 2009

Cláudia morava em Fortaleza e continuava trabalhando, fazendo apresentações em eventos, residências e.shows. Morava com a família, filhas e netos e até um bisnetinho. Continuou também compondo ativamente até o seu falecimento.
A cantora ficou internada por 15 dias em decorrência de problemas respiratórios. O enterro ocorreu no cemitério Jardim Metropolitano na cidade de Eusébio, no Ceará.








































Um comentário:

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...