quinta-feira, 25 de junho de 2020

Guadalupe

Guadalupe Mendonça, conhecida simplesmente como Guadalupe, é uma cantora, compositora e  produtora.
Foi casada com Dominguinhos. Tiveram uma filha, Lívia, que também é cantora e usa o nome artístico de Liv Moraes.

Guadalupe

Em 1980 lançou o LP "Princesa do meu lugar", pela RCA, com direção artística de Osmar Zan e direção de estúdio de Dominguinhos, que ainda fez arranjos de base e participou das gravações tocando acordeom. O disco contou ainda com a participação especial de Hermeto Pascoal, na flauta e sax-tenor. Destacaram-se nesse disco as composições "Levanta seu moço" de Luis Gonzaga Jr., "Francamente (A razão me diz que não)" de Toquinho e Cacaso, "As moças" de Ivan Lins e Victor Martins, "Muriama" de Hermeto Pascoal, "Anjo forasteiro" de Dominguinhos e Rita Lee, além da faixa-título de Belchior e "Velha amiga" de Toquinho e Vinícius. 
Em 1984, participou do especial "Danado de bom" de Luiz Gonzaga na TV Globo, que marcou a despedida artística do "Rei do baião". 

Guadalupe

No ano de 1987 lançou o LP "Rubi grená", pela Continental, com a participação de Dominguinhos no acordeom, Toquinho, na música "Minha rainha" de Dominguinhos, Dom Tronxo e Rubem Valença, além da participação de Fagner na música "Queira ou não queira" de Clodô e Dominguinhos. Destacam-se ainda "Cheiro de alecrim" e "É difícil esquecer você" de Nando Cordel e "Rela rela no chinelo" de Bastinho Calixto e Ana Paula. Neste mesmo ano desempenhou trabalho de atriz na novela "Maçã do Amor", da TV Bandeirantes. Ela interpretava também o tema de abertura da novela, cujo nome era o mesmo do folhetim.
Em 2003, participou do CD "Duetos", de Dominguinhos cantando com ele na faixa "Gostoso demais". 

Casamento com Dominguinhos

Em 2007, ao lado de Sandro Haick, produziu o primeiro CD solo de sua filha, Liv Moraes, lançado pela Gravadora Eldorado. No disco, também realizou participação especial na faixa "Casa tudo azul", de Dominguinhos e Fausto Nilo, ao lado de Dominguinhos. No mesmo ano, teve a sua música "Homenagem a Chiquinho do Acordeon" (c/ Dominguinhos) gravada por Dominguinhos e Yamandu Costa, no CD "Yamandu+Dominguinhos", lançado pela Biscoito Fino. 
 Voltou a produzir um CD de Liv Moraes em 2009, ao lado de Sandro Haick. No disco, "É você", lançado pela Atração Fonográfica, também realizou participação especial na faixa "Ciúme", de Caetano Veloso; além de ter tido uma música sua em parceria com Dominguinhos gravada: "Teu carinho".
Lançou em 2016 um álbum totalmente dedicado ao marido Dominguinhos, o grande cantor, compositor e sanfoneiro de Garanhuns (PE). A homenagem está explicitada já no título do disco, "Dedicado a você", lançado no mercado fonográfico brasileiro pela Canal 3 Distribuidora.
"Dedicado a você" é também o nome de parceria de Dominguinhos com Nando Cordel lançada em disco em 1989 pela cantora paulistana Zizi Possi. Só que a música não figura entre as 13 composições selecionadas por Guadalupe para o álbum. De Dominguinhos, a cantora reaviva Flora, parceria do compositor com Ednardo e com Climério Ferreira, lançada na voz do cearense Ednardo em 1979.

Guadalupe - 2016

O repertório de Dedicado a você também inclui Dia branco (Geraldo Azevedo e Renato Rocha, 1979), Dúvida (Luiz Gonzaga e Domingos Ramos, 1946), Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950), Mucuripe (Raimundo Fagner e Belchior, 1972) e Pai e mãe (Gilberto Gil, 1975), entre outras músicas.
Guadalupe continua suas atividades como cantora e, principalmente, como produtora.








3 comentários:

  1. Você sabe data de nascimento de Guadalupe? fiz uma busca mas não descobri.

    ResponderExcluir
  2. Segundo encontrei nesse texto https://50anosdetextos.com.br/1981/os-diferentes-destinos-de-dominguinhos-e-anastacia/ , Guadalupe tinha 23 anos de idade em 1981, o que significa que sua data de nascimento deve ser por volta de 1958.

    ResponderExcluir
  3. Não encontrei o ano em que ela nasceu,pouca coisa sobre ela, talvez goste do anonimato. Ótimo 👏👏

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...