Aos 16 anos, ela se apresentava como bailarina na peça “Romeu e Julieta”, em Belo Horizonte. Aos 18, já tinha conseguido o papel principal na Broadway, no musical “West Side Story”, em Nova York. Trinta anos depois, Via Negromonte se transformou em sinônimo de versatilidade: além de dançarina, virou atriz, diretora musical, preparadora corporal e vocal e, mais recentemente, cantora de mantras da cultura védica.
Via Negromonte |
“O Coppola usava minha cor como referência, como se fosse o símbolo da nova negra americana, miscigenada. As outras dançarinas precisavam ser maquiadas pra ficarem iguais a mim”, relembra Via.
Via Negromonte |
Em 1988, Via se enveredou por um novo caminho: as novelas. A primeira delas foi “Kananga do Japão”, na extinta TV Manchete. Na Rede Globo, participou de “Irmãos Coragem”, “Belíssima” e de um episódio do “Você Decide”. “Toda vez que quis mudar meu destino, as coisas não fluíam. Quando desisto é que elas acontecem. Assim comecei a fazer novelas.”
Via Negromonte |
“No filme ‘Chico Xavier’, preferi ficar com um papel pequeno (a cafetina Nora, que inicia Chico sexualmente). Precisava cuidar do Nelson, que estava passando por um câncer e era o protagonista do filme. Agora ele está bem, é a vez de ele cuidar de mim. Temos uma boa química de trabalho, como colegas mesmo”, conta ela.
A nova empreitada de Via é completamente diferente de tudo o que fez. Praticante de ioga há 20 anos, ela estuda sânscrito há seis. Apaixonada pela cultura védica, Via visita a Índia de dois em dois anos. Depois de muitos estudos na Índia, no Nepal e no Brasil, a cantora resolveu lançar um CD em sânscrito, o “Priyamantra”.
Via Negromonte / 2010 |
Símbolo de versatilidade e competência, a atriz é também conhecida por seu desempenho na direção musical e coreografia de grandes espetáculos, como Os Ciganos, Grande Sertão: Veredas, O Pedido de Casamento, Romance dos dois soldados de Herodes, Arte da África e Arte Pre-Colombiana Performances.
Foi casada com o ator Nelson Xavier por 23 anos, mas se separou em 2010.
Fonte: EGO / Wikipédia.
Via Negromonte - "Preconceito" - Cassino do Chacrinha / 1987
Via Negromonte - "Me Leve"
Via Negromonte é sinônimo de competência artística, infelizmente nasceu no Brasil.
ResponderExcluirVia Negromonte é sinônimo de competência artística, infelizmente nasceu no Brasil.
ResponderExcluirConcordo! Super talentosa e competente... Mas INFELIZMENTE muito desvalorizada!
Excluir