sábado, 1 de dezembro de 2012

Miss Lene

Miss Lene, nome artístico de Frankislene Ribeiro Freitas, nascida em Fortaleza/CE , em 8 de fevereiro de 1962.

Miss Lene
A cantora cearense Frankislene, ficou conhecida como Miss Lene. Foi lançada pela CBS em 1978 e fez sucesso com as músicas “Quem É Ele?” e “Deixa a Música Tocar”. No auge da disco music brasileira, Miss Lene, ao lado de Lady Zu, Gretchen, Elizângela e Sarah foram as maiores representantes do gênero.

Conheceu o sucesso aos 15 anos de idade. Seguindo o embalo do grupo As Frenéticas, lançou dois LPs pela gravadora Epic, vendendo mais de 1 milhäo de discos. Apesar de atualmente muitos a considerarem brega, ela foi mania nacional na era disco.


Miss Lene / 1979
Miss Lene tinha autorização da cantora Tina Charles,para cantar versões de suas músicas no Brasil. A cantora cearense tinha semelhança física com Tina, e no encontro que a gravadora promoveu entre as duas, a própria Tina considerou a voz de Miss muito parecida com a sua.

A música "Quem é ele": no clip ela aparece numa rua e vinha vários bailarinos vestidos com roupas nas cores do arco-íris. Em outras apresentações costumava usar macacão e touquinha prateados.


Miss Lene
Apresentava-se com frequência em programas de TV, como os dos apresentadores Sílvio Santos, Carlos Imperial, Chacrinha, Bolinha e Aérton Perlingeiro.

A moda, a música e a televisão, em especial a novela Dancin' Days de Gilberto Braga, foram usadas para difundir o ritmo importado num tempo em que tudo era motivo para dançar, de preferência, igual ao John Travolta no filme “Os Embalos de Sábado a Noite”. Miss Lene fez o Brasil inteiro dançar, mas naquela época nunca pôde ir à boate, porque pela idade ela preferia mesmo era a companhia das suas bonecas.

Por ser uma adolescente, Miss Lene se comportava de acordo com sua idade, quando conheceu de perto Sílvio Santos e Chacrinha, pediu o autógrafo dos dois, também era fã de Sara e Lady Zu, suas contemporâneas e que juntas, eram as maiores representantes do gênero disco no Brasil.


Miss Lene
Miss Lene tinha uma rotina de estrela, cumpria sua agenda fazendo shows por todo o Brasil e se apresentando nos principais programas da tevê e do rádio.

Foi imortalizada por Rita Lee na música “Arrombou a Festa II” (Rita Lee e Paulo Coelho -1979) “...Na onda discoteque da América do Sul, “Lenilda” é Miss Lene, Zuleide é Lady Zu...” . Apesar do nome Lenilda não ser o nome de Miss Lene.

Em 1980, Miss Lene lança o album "Vivendo com medo" com músicas compostas por Guilherme Arantes.


Miss Lene com Cláudia Telles
Com o declínio do gênero discotheque, desapareceu do cenário musical, casou-se com um empresário suiço e foi morar na Europa. É mãe de dois filhos, continua jovem e com a voz afinada. Admite estar com saudade do seu público, se emociona ao falar da carreira, principalmente quando lembra dos fäs.

Antes fazer carreira como cantora "disco", Miss Lene fez dupla com a irmã Lena (a dupla Lena e Lêda), falecida no Rio de Janeiro, num acidente automobilístico.

Além do LP de 1978, que fez enorme sucesso, Miss Lene gravou mais três compactos pela CBS, um LP por uma gravadora menor e mais dois compactos pela extinta gravadora do Chico Recarey, ganhou vários prêmios e discos de ouro.


Miss Lene / 2006
A irmã de Miss Lene também foi cantora de discotheque, adotando o nome artístico de Mary Jo. Fez sucesso com a música "Tempo de Sorrir".

Miss Lene mora na Suiça há 18 anos, onde é dona de uma casa de shows a “Miss Lene Show”. Quando resolve atender aos pedidos de fãs, sobe no palco e canta músicas de Ivete Sangalo.


ENTREVISTA CONCEDIDA A JOSUÉ RIBEIRO:

“No dia 10 de abril de 2006 estive com Miss Lene, que estava de férias visitando a família no Brasil, tínhamos uma entrevista agendada para esclarecimentos a respeito da carreira e da biografia e posso dizer que a cantora além da simpatia explícita, esbanja talento. Da longa conversa gravada, declarações inéditas da cantora sobre música. “Me liguei em música por influência da minha irmã, a Mari Jô. Eu sempre a via fazendo shows em teatros e fui gostando. Em casa, ficava imitando ela, cantando com um cabo de vassoura. Porém, foi minha mãe que me ensinou a me comportar no palco, ela ensaiava muito comigo e minha irmã. Em 73 e 74, a dupla Lena e Leda era conhecidíssima em Fortaleza.” (Leda, a irmã da cantora, faleceu num acidente automobilístico aos 18 anos, no Rio)”

Miss Lene responde

Fale sobre o sucesso repentino.
Se não fosse a minha mãe, me dando forças, eu não saberia como reagir. Às vezes eu queria brincar com minha irmã, mas minha mãe dizia que não tínhamos mais tempo.

E a fama?
Foi uma coisa tão rápida na minha vida, que quando eu fui sentir, já estava em baixa, ela já tinha passado. Não deu para sentir muito, ela não passou de cinco anos. Lembro-me da correria que era, de não poder andar na rua, passear de bicicleta como as garotas da minha idade faziam, de não poder ir ao shopping fazer compras, das pessoas de todas as idades me pedindo autógrafos. Tinha sempre gente me olhando, me fotografando, me fazendo perguntas. Naquela fase eu não tinha privacidade alguma. Uma vez estava brincando com minhas amigas, cai e quebrei um braço, estava gritando de dor e veio um fotógrafo, fez a foto, no outro dia estava no jornal. Eu reclamava com minha mãe, que não podia fazer nada.


Miss Lene / 2006


- DISCOGRAFIA -

** MISS LENE(1978) Epic/CBS 144277

1. Deixa a Música Tocar (A. Lins / Dom Gabriel)
2. Gosto de Dançar (Hélio Lima / Miss Lene)
3. Não Vou Me Grilar (Fernando Santos)
4. É Só Mexer (Fernando Santos / Carlos André)
5. Me Sinto Feliz (Disco Sinphony) (Curtis Blandon / Vrs. Miss Lene)
6. Tempo Certo (Paulo Sergio Valle / Márcio Moura)
7. Sei Mamãe Sei (Si Maman Si) (M. Berger / Ernesto Escudero)
8. É Só Você (Fernando Adour / Simonelli)
9. Outra Estrela Vai Brilhar (Willian Araújo Luna Jr.)
10. Let's Make a Deal (Curtis Blandon)
11. Quem É Ele (Betto Douglas / Fernando Santos)
12. Agora Eu Sei (Fernando Adour)

** MISS LENE
Gravadora: CBS / EPIC
Nº: 144397
Ano: 1980

Lado A
01 - A Carta
02 - Sorridente
03 - Chega Mais
04 - Uma Canção De Amor
05 - Quero Amar (Wake Up)

Lado B
01 - Sinal De Desejo
02 - Vivendo Com Medo
03 - O Tempo Chegou
04 - O Homem (The Man With The Child In His Eyes)
05 - Princípio E Fim

Direção Artística: Eduardo Lages
Direção de Produção e Estúdio: Fernando Adour
Arranjos e Regência: Maestro Eduardo Souto Neto
Estúdio: Haway - 16 canais - RJ

Fonte: Wikipedia e Blog Música Popular do Brasil.



                                                                                             Miss Lene - "Quem é Ele" - TV Aratu / 1979


                                    
                                                                        Miss Lene - "Deixa a Música Tocar" - Programa Sílvio Santos / 1979


9 comentários:

  1. Que saudades de voce ,minha lindinha !

    ResponderExcluir
  2. Neste segundo vídeo (do Silvio Santos) pelo q percebo, é uma disputa entre as famílias, e a irmã da Miss Lene q faleceu aos 18 anos seria a de roupa azul, se não estou errando os cálculos, ela faleceu pouco depois desse dia, visto q a Miss Lene tinha 17 anos em 1979, a irmã devia ser apenas 1 ano mais velha.

    ResponderExcluir
  3. A irmã que faleceu é a de blusa branca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é a Mary Jô ainda é viva porque hoje acompanho ela e a Miss Lene no Facebook. A irmã falecida dela deve ser a menina de azul, porque hoje elas nem a mencionam nas redes sociais.

      Excluir
  4. Miss Lene foi e sempre será uma Fofa, ô coisa linda! Marcelo Meireles Bahia. Fortaleza/CE.

    ResponderExcluir
  5. Amava escutar as musicas de Mis Lene, tempo bom, não volta mais.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mary Jô - 1957 = 63 anos; Miss Lene - 1962 = 58 anos; Lêda - 1964 (faleceu em 1982 aos 18 anos)

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...