quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jairzinho (Jair Oliveira)

Jair Oliveira, o Jairzinho nasceu em São Paulo/SP, no dia 17 de março de 1975.

Outrora conhecido como Jairzinho, Jair Oliveira é músico brasileiro e filho do também cantor Jair Rodrigues e irmão da cantora Luciana Mello. É casado com a atriz Tânia Kalil.

Filho de Claudine e Jair Rodrigues, cresceu, como já era de se esperar, em um ambiente repleto de muito som e muita música. Iniciou sua carreira ao lado do pai aos 6 anos de idade, cantando a canção “Deus Salvador” no disco entitulado Jair Rodrigues de Oliveira de 1981. Logo depois (1982) participou, novamente com Jairzão, do renomado festival de San Remo (Itália) com a canção “Io e Te’ que renderia um emocionante “video clip” exibido no Brasil durante aquele mesmo ano. Já aos 7 anos, recebeu o convite para participar de uma das mais conhecidas bandas infantis do momento: A Turma do Balão Mágico. Jair entrou como integrante no terceiro disco do grupo, gravando com eles ainda mais 2 Lps e apresentando também o programa matinal homônimo da Rede Globo de televisão. Ainda na década de 80, voltou para a Itália para gravar um outro projeto solo entitulado “La Casa Dei Gioccatolli”, versão italiana para o clássico nacional “A Casa de Brinquedos”.

Com o fim do Balão em 1987, Jair ainda gravaria um disco em dupla com a antiga parceira Simony e, depois, alguns outros projetos infanto-juvenis. Sempre demonstrando um grande interesse por música, Jair Oliveira, aos 17 anos (depois de cursar um curto período na Escola de Jornalismo da ECA-USP), acabou optando por aperfeiçoar seus conhecimentos na conceituada faculdade “Berklee College of Music” de Boston (EUA). Durante os 5 anos de estudos, Jair entrou em contato com grandes músicos e professores de todo o mundo, formando-se, em 1998, no curso duplo de Produção Musical e “Music Business”. Com o fim da faculdade na América, voltou para o Brasil para reencontrar alguns amigos e montar sua própria produtora de áudio, a S de Samba. Ao mesmo tempo, durante as tardes de futebol aos sábados na casa de Jair Rodrigues, nascia o Projeto Artistas Reunidos com Jair, Pedro Mariano, Simoninha, Luciana Mello, Max de Castro e Daniel Carlomagno.

Essa turma apresentou-se durante 2 anos em casas noturnas de Sampa (como o tradicional Supremo Musical e o Blen Blen), resgatando assim o ambiente boêmio e artístico que gerações passadas já haviam vivenciado. Esse laboratório na noite levou para a gravação do disco ao vivo do projeto e, consequentemente, para a assinatura dos contratos individuais com a gravadora Trama. Então em 1999 Jair Oliveira lança o primeiro disco da nova fase de sua carreira solo entitulado “Dis’ritmia”.
O álbum foi muito bem recebido por público e crítica, tanto no Brasil como no exterior. Em 2002 dá sequência ao trabalho com o disco ”Outro” que traz canções como “Bom Dia, Anjo”, “Falso Amor” e “Sorriso Pra Te Dar” e em 2003 lança “3.1”, disco que conta com parcerias de Tom Zé, Otto, Arnaldo Antunes, Dom Betto entre outros. Chega o ano de 2006 e Jair Oliveira lança, (pelo seu próprio selo – S de Samba) o album “Simples…” Este é mais um disco completamente autoral que expõe todo o trabalho de produtor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e intérprete de Jair. O disco conta com as músicas “Tiro Onda” - tema do personagem Foguinho da novela Cobras e Lagartos da Rede Globo - e “Eu Também Tive um Sonho” - trilha do filme “Os Desafinados” de Walter Lima Jr.

No começo de 2008 é lançado o primeiro DVD da carreira do compositor entitulado “Simples ao Vivo”. Gravado no palco do Citibank Hall em São Paulo e com uma formação acústica e intimista, o DVD reúne o repertório do cd “Simples…” além de outros grandes sucessos do cantor. Também em 2008, após algumas aparições em curta-metragens, programas de TV e no filme “Caminho dos Sonhos (de Lucas Amberg)”, Jair participa como ator de seu segundo longa-metragem no filme “Os Desafinados”, representando o papel do baixista Geraldo. Pai “babão” da pequena Isabela, Jair Oliveira prepara-se agora para lançar o projeto “Grandes Pequeninos” que conta com 12 canções inéditas compostas sobre o universo da relação de pais e bebês . O album, conceituado em conjunto com sua esposa Tania Khalill, também conta com a participação carinhosa de Seu Jorge, Simoninha, Pedro Mariano, Max de Castro, João Suplicy e Maria Paula, Vanessa Jackson, André Moraes, Luciana Mello e Jair Rodrigues.

Como produtor, Jair Oliveira começou sua carreira enquanto ainda completava seus estudos em Boston. Com seu retorno ao Brasil, produziu diversos trabalhos para grandes e novos nomes da música brasileira como Vicente Barreto, Luciana Mello, Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, MPB-4, Tom Zé entre outros. Como compositor, Jair tem suas canções gravadas por alguns nomes brasileiros e internacionais como Pedro Mariano, Luciana Mello, Jair Rodrigues, Ed Motta, Ney Matogrosso, Wilson Simoninha, Patrícia Coelho, Vanessa Jackson, Sônia Rosa e Uri Caine.Aos 33 anos de idade, Jair Oliveira já é reconhecido por muitos como um dos principais produtores e compositores de sua geração.

Fonte: Site oficial do cantor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...